Prótese dentária acrílica

Como é sabido as próteses dentárias são estruturas que lhe permitem eliminar a ausência de dentes. Assim, ao longo dos anos foi necessário chegar a um material qual fosse não só durável, como esteticamente aceitável e que por fim não causasse qualquer tipo de reação nefasta para o corpo dos pacientes. A prótese acrílica foi a solução encontrada.

As próteses dentárias acrílicas que usam polímeros de elevada resistência, foram resultado de anos de evolução e provaram ao longo dos tempos ser feitas do material ideal. São resistentes a anos e anos de mastigação, têm uma taxa extremamente baixa de reações alérgicas nos pacientes que as usam, esteticamente funcionam de forma aceitável e acima de tudo têm um custo muito mais baixo que tratamentos alternativos como os implantes dentários.
    Tipos de próteses acrílicas e a sua composição
     Um dos exemplos de próteses acrílicas absolutamente massificado em todo o mundo é o das dentaduras. Em termos técnicos esta é uma prótese dentária removível (pois pode ser retirada em qualquer momento) e alguns casos é total (o que significa que substitui a totalidade da dentição do paciente).
Como poderá concluir facilmente as próteses acrílicas englobam também todas as próteses removíveis parciais, isto é, as que apenas são usadas para substituir parte da dentição. Se forem do tipo ilustrado à esquerda, não são mais que outro exemplo de próteses acrílicas.

Concluindo, existem no fundo dois tipos distintos de próteses acrílicas: as totais que substituem toda a dentição, comummente designadas de dentaduras e as parciais que substituem parte da dentição. Como poderá ter observado pelas imagens de próteses acrílicas que publicamos neste artigo, é muito fácil distinguir cada uma delas. Outro aspecto que já foi focado, está relacionado com a composição destas próteses e que lhes dá no fundo a sua designação: acrílico. Existem vários tipos de compósitos acrílicos que podem ser usados na confecção deste tipo de prótese dentária. E é esta mesma composição que no fundo lhes deu a sua designação de prótese dentária acrílica.

A confecção das próteses acrílicas e a sua utilização
As próteses acrílicas são criadas em laboratório, baseadas num molde personalizado e de acordo com as especificações individuais de cada paciente e das suas necessidades. O rastreio dessas necessidades assim como a escolha da prótese adequada a cada caso, cabe naturalmente ao dentista, mas sempre escutando as pretensões do paciente, quer estas sejam em termos de estética como também em termos de funcionalidade da prótese.

No que toca à utilização diária das próteses acrílicas, estas como já foi referido anteriormente, são satisfatórias em termos estéticos e funcionalmente cumprem com os requisitos exigidos. Se no caso da dentadura a dicção e a alimentação podem ser algo difíceis, principalmente nos primeiros dias, na prótese acrílica parcial, todo o processo de adaptação é mais fácil e integram-se sem problemas na morfologia da sua boca.

Preço da prótese acrílica
O custo da prótese acrílica é dos mais baixos quando comparado com outro tipo de prótese. Se considerarmos por exemplo as dentaduras, estas estão tão massificadas em todo o mundo, em grande parte devido ao facto do seu preço ser acessível à grande maioria da população.

Esta será a opção correta caso não possa optar por outras soluções para eliminar a falta de dentes. Na nossa opinião, e apesar deste ser um site informativo acerca de próteses dentárias, temos de dizer-lhe que apesar dos resultados obtidos com a prótese acrílica serem geralmente aceitáveis, existem soluções melhores, quer em termos estéticos, quer em termos funcionais. Falamos nomeadamente dos implantes dentários. Têm um custo elevado, mas a relação custo-benefício é superior a qualquer prótese acrílica, ou qualquer outro tipo de prótese que exista atualmente.

Deixamos à sua consideração a reflexão sobre que prótese mais se adequar ao seu caso e à sua capacidade final.

Prótese dentária sobre Implantes
Neste artigo ficará a saber o que é uma prótese sobre implantes, como funciona, terá acesso a imagens ilustrativas dos tipos de próteses que estão disponíveis atualmente  poderá conhecer de modo mais aprofundado como se processa a sua colocação, terá acesso aos cuidados que se deve ter quando na posse destas próteses, as possíveis complicações que podem surgir nestes casos, o que esperar do tratamento e por fim algumas considerações sobre o preço da prótese sobre implantes.

O que é uma prótese sobre implante?

A prótese sobre implante é um tipo de dentadura que se fixa sobre implantes dentários. Enquanto que as dentaduras convencionais, para se manterem imóveis, apoiam-se nas gengivas e as da arcada superior também no céu da boca, as próteses sobre implantes fazem uso de implantes para se fixar na boca do paciente.

Utiliza-se a prótese sobre implante em casos em que o paciente requer um método de fixação mais eficaz que o da prótese dentária removível (no caso das dentaduras) e também em casos em que há uma perda total de dentes e existe osso suficiente para suportar implantes dentários. A prótese sobre implantes tem encaixes específicos que se fixam aos implantes de forma perfeita.

As próteses sobre implantes geralmente são concebidas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula. A dentadura que se coloca na arcada superior costuma ser mais estável e não requer uma fixação como a referida. No entanto, é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas, beneficiando assim de toda a estabilidade que uma prótese deste tipo providencia.

Ao utilizar estas próteses, deve removê-las diariamente para proceder à sua limpeza e à higienização das suas gengivas. Tal como as dentaduras “normais” você não deve dormir com a prótese.

Saiba também que antes de optar por colocar uma prótese sobre implantes, receberá do seu dentista todas as sugestões e indicações sobre o tipo de prótese dentária mais adequado ao seu caso.

Como funciona uma prótese sobre implantes?
Existem dois tipos de próteses sobre implantes quanto ao seu apoio: as que se fixam numa barra e as que se fixam em “esferas”. Em ambos os casos o paciente usará uma prótese concebida à base de acrílico e que se a semelhará à gengiva natural. Os dentes podem ser de porcelana ou acrílico como em qualquer dentadura, simularão na perfeição a dentição natural. Ambos os tipos de prótese necessitam de pelo menos dois implantes para poderem fixar-se devidamente.
Vejamos agora em que consiste cada uma das próteses:

Próteses fixas em esferas

Próteses fixas em barras


Próteses fixas em barras: uma barra metálica que segue a curvatura da sua mandíbula é fixada em dois a cinco implantes que se encontram devidamente consolidados nessa arcada dentária. A dentadura fixa-se sobre essa barra e mantém-se imóvel devido à existência da referida barra e os respectivos encaixes.

Próteses fixas em esferas: em cada um dos implantes é colocada uma espécie de esfera que por sua vez encaixará na dentadura. O implante mais a “esfera” são chamados de “macho” enquanto que o encaixe na dentadura é a “fêmea”. Há casos em que a fixação é inversa, isto é, o “macho” está na prótese e a “fêmea” no implante dentário.

O processo de colocação da prótese

Comecemos pelos implantes dentários, estes como são utilizados em conjugação com este tipo de prótese dentária, geralmente são colocados na zona frontal da sua boca, a razão prende-se com o facto de aí existir mais osso onde estes possam ser implantados. Outra razão para justificar a escolha desta parte da sua boca para colocar os implantes, prende-se com o facto de nesta zona o número de nervos e outras estruturas que podem interferir com os mesmos, serem em menor número.


O tempo para completar a colocação dos implantes, que é algo que condiciona a duração de todo o tratamento depende de vários fatores. O período de tempo médio para todos os implantes estarem colocados e devidamente consolidados é de cerca de 5 meses para a mandíbula e 7 meses para o maxilar. Isto inclui todas as cirurgias e a colocação da prótese propriamente dita. Isto é, após este período, qualquer pessoa pode estar já na posse da sua prótese sobre implantes e poderá utilizá-la normalmente. Note que se precisar de enxerto de osso, para no fundo viabilizar a colocação dos implantes, este processo pode alargar-se até um ano ou mais.

Voltando aos implantes, normalmente apenas são necessárias duas cirurgias para a sua colocação. Na primeira é colocado o implante propriamente dito, no supracitado osso e na segunda que é efetuada 3 a 5 meses depois, é colocada a barra de suporte acima referida ou o suporte em forma de esfera.

Atualmente é por vezes efetuada uma cirurgia única na qual todo este processo é efetuado abreviando assim todo o tratamento. Este tipo de procedimento tem tido uma taxa de sucesso elevada.

Como já terá percebido, após a colocação dos implantes, e supondo que o dentista já terá tido tempo suficiente para confeccionar a sua prótese, todo o processo termina e o usuário da prótese sobre implantes pode fazer a sua vida normalmente e em segurança sabendo que esta foi devidamente colocada.

Cuidados a ter com a prótese sobre implantes
Todas as noites deverá remover a sua prótese, para desse modo poder higienizá-la devidamente e proceder também à limpeza do interior da sua boca, de preferência com uma escovagem muito leve e usando de seguida um enxaguante bucal (qualquer elixir comum servirá). Ao remover a prótese faça-o cuidadosamente para não danificar os implantes de suporte.

Apesar da sua prótese sobre implantes ter uma estabilidade muito superior à dentadura convencional, mesmo assim pode mover-se ligeiramente podendo com esse movimento causar atrito com as gengivas. Ora, tal atrito por sua vez pode originar ligeiros ferimentos. Se tal acontecer no seu caso, dirija-se ao dentista de modo a que este elimine ou memorize esse problema. Este verificará primeiro o estado das suas gengivas e em seguida analisará a sua oclusão para verificar se existe algum desalinhamento que possa estar a provocar estes ferimentos.

Outro aspeto relacionado com os cuidados com a prótese sobre implantes é que os materiais que servem para unir os implantes à “dentadura”, desgastam-se com o tempo e necessitarão de ser mudados pelo menos uma vez por ano.

Possíveis complicações

Para além dos [baixos] riscos inerentes à colocação dos implantes, que podem ou não ser bem-sucedidos (a taxa de sucesso em não fumantes é de aproximadamente 90%), as barras de apoio à dentadura também têm os seus riscos.

Nas próteses suportadas por barras metálicas por vezes, devido a todos os componentes dos quais são constituídas, podem soltar-se dentes da prótese. Tal problema pode resolver-se facilmente pelo seu dentista.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário