Aftas

O que é o que é?...

Todo mundo já teve pelo menos uma ao longo da vida. É um trocinho que dá dentro da boca e que independentemente do tamanho, dói pra caramba. Tira-nos a vontade de falar, comer, beijar... Cada um tem um “jeito” milagroso pra se curar dela, quando usamos algum remédio ela cicatriza em 1 semana, mas quando não usamos nada, cicatriza em 7 dias... rs


Se você disse afta, acertou e com certeza porque já teve uma.

A lesão de afta é considerada a alteração mais comum da mucosa oral em humanos e se caracteriza por uma lesão circular, claramente definida, dolorosa, com centro necrótico, bordas elevadas, halo eritematoso e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

É uma úlcera que pode surgir em qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta e úvula (a campainha da boca). Até hoje, não ocorreu a caracterização de um agente etiológico (o agente causador da doença) específico para essa afecção. No entanto, várias são as referências, na literatura, que consideram o estresse um dos fatores predisponentes para sua patogenia.

São lesões benignas, não são contagiosas.

O que pode provocar seu aparecimento?

As úlceras aftosas recorrentes (UAR) têm variadas hipóteses sobre sua etiologia, observando uma grande dificuldade na determinação de uma causa isolada, que possa explicar, adequadamente, a maioria dos casos encontrados; o que evidentemente faz surgir barreiras para um tratamento curativo definitivo.

a) doenças sistêmicas e deficiências nutricionais; Doenças, como a neutropenia cíclica e agranulocitose, e portadores do vírus HIV, problemas gastrointestinais, incluindo doença de Crohn, e colite ulcerativa e como deficiências nutricionais às relacionadas ao ácido fólico, zinco, vitaminas B1, B2 e B12.

b) alergia a alimentos; Alergia ao leite da vaca e trigo.

c) infecções; Associação de uma bactéria ou vírus, que causam as UAR, tem sido sugerida, mas os estudos são inconclusivos.

d) predisposições genéticas;

Pacientes com história familiar de UAR podem desenvolver mais cedo esta doença e mais severamente que os que não apresentam história familiar.

Outro lado é que as UAR podem estar mais comumente presentes em gêmeos idênticos do que entre os não idênticos.

e) desordens imunológicas; UAR mais comuns em pacientes com doença de Behçet’s e HIV positivos.

A imunopatogênese da UAR pode envolver um desequilíbrio entre células indutoras T. helper e células supressoras T. O antígeno, que precipita esta reação é desconhecido, mas muitos fatores são incluídos como trauma, microrganismos e alergias a alimentos.

f) indução por drogas; Drogas anti-inflamatórias não esteróides, methotrexato, daunorubicin e medicamentos como as penicilinas, sulfanamidas, barbitúricos e foscarnet, devendo-se fazer um estudo para a possibilidade de não ser simplesmente uma reação de sensibilidade ao uso destes medicamentos.

g) pacientes com HIV;

h) Traumas locais; Como: mordidas acidentais; aparelho ortodôntico; escovação; alimentos duros; próteses mal adaptadas.

i) Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.

A maioria das aftas dura em média de 1 a 2 semanas e costuma curar sem deixar cicatriz, porém, algumas pessoas apresentam aftas grandes, chamadas de aftas major, maiores que 1cm e profundas. Estas demoram até 6 semanas para desaparecer e podem deixar cicatriz. Existe ainda a afta herpetiforme, formada por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se em uma lesão grande.

As aftas podem vir acompanhadas de linfonodos no pescoço (ínguas), e por vezes, de febre baixa e mal-estar.

O diagnóstico profissional Dado que se trata de um problema frequente que geralmente não apresenta complicações, mas que incomoda, muitas pessoas optam por deixar que o processo siga seu curso normal utilizando paliativos para aliviar a dor. Uma consulta com o dentista ou médico estomatologia a deve ser avaliada quando:

- A afta for excepcionalmente grande

- As aftas forem recorrentes com surgimentos de novas logo após a cicatrização das primeiras.

- A afta demorar mais de 3 semanas para cicatrizar

- Houver sinais de infecção na área da afta

- Houver sintomas sistêmicos que sugiram a presença de alguma doença

- Houver febre

- Houver úlceras também nos órgãos genitais

Quando se preocupar com uma afta?

Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves como neoplasia da cavidade oral.

E qual o tratamento para a afta?

Não existe remédio milagroso para afta. Nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Como a afta costuma durar até 2 semanas, os tratamentos atuais visam a acelerar o processo de cicatrização da lesão.

É importante distinguir as pomadas que contém apenas anestésicos, e, portanto, servem apenas para alívio sintomático, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

Medicações sistêmicas e tópicas são mais comumente usadas, mas o uso de laser de baixa potência tem se tornado cada vez mais comum no tratamento de lesões aftosas e até mesmo de herpes.

Os benefícios clínicos trazidos pelos soft lazeres estão relacionados à aceleração da atividade enzimática, aceleração na regeneração das artérias sanguíneas, melhora no fluxo sanguíneo e ativação dos tecidos vitais. São utilizados, portanto, como efeito analgésico anti-inflamatório e bioestimulante.

Na internet é muito fácil achar inúmeras receitas caseiras para tratar as aftas. Deve-se ter cuidado com o que se aplica na lesão para não aumentar a inflamação e piorar o quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário